quinta-feira, 21 de abril de 2011

Rally Berohokã abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 3º Rally Berohokã e 2ª Taça Brasil Berohokã/CBA, que serão disputados em quatro dias no mês de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás. A participação é aberta para equipes nas categorias Graduados, Turismo e Expedition.
O Berohokã é o maior rally de regularidade do Brasil e tem reconhecimento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que dá aos campeões o título da Taça Brasil. A programação deste ano prevê 1,8 mil quilômetros de trilhas, sendo a maioria cruzando o rio Araguaia em pontes.
No dia 6 de setembro será realizado o Prólogo da competição. A largada será em Primavera do Leste, no Mato Grosso, dia 7 de setembro. Até chegar a Goiânia, no dia 10, o Berohokã vai passar por mais de trintacidades, incluindo pernoites em Jataí (GO), Barra do Garças (MT) e Cidade de Goiás (GO).
“Ampliamos a rota e temos a novidade que é a chegada em Goiânia, uma cidade que tem muitos fãs de rallies e que respira a modalidade. Mas não esquecemos o nosso principal objetivo, que é fazer uma das maiores aventuras do Brasil às margens do Rio Araguaia. Por isso mantivemos a trilha nos principais pontos turísticos da região”, explicou o diretor-geral do Rally Berohokã, Luiz Jacarandá.
O organizador destacou que o principal objetivo do Rally Berohokã é chamar a atenção para as questões de preservação ambiental da região do Araguaia, além de divulgar o turismo e mostrar a cultura do povo ribeirinho.
“O rally foi criado para fazer essa divulgação, tanto que o nome Berohokã foi escolhido porque representa a região. Na língua dos índios Karajá, Berohokã quer dizer o Grande Rio, em referência ao Rio Araguaia”, frisou Jacarandá.
Mais do que a competição, os organizadores do Rally Berohokã desenvolvem ações sociais para contribuir com o desenvolvimento da região. Nas edições anteriores, o programa Rally do Conhecimento trabalhou a conscientização ambiental às margens do Rio Araguaia. Neste ano estão previstas novas ações, que atuarão juntas com a prova, como o selo Berohokã Pró Social e o Rally Verde.
INSCRIÇÕES – Além de premiar os competidores nas categorias Graduados, Turismo e Expedition, o Rally Berohokã vai premiar as mulheres que disputarem a prova. A organização criou a categoria Pink, exclusiva para duplas formadas por mulheres.
“É uma maneira especial de incentivar as mulheres dando uma premiação à parte, já que elas também vão concorrer com os homens em qualquer uma das três categorias sem ter moleza, e nem é isso que elas querem”, frisou Jacarandá.