quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Novela Araguaia: Elenco, Personagens
Peixes do Araguaia
Fam: Osteoglassidae
Molinetes ou carretilhas leves com linhas de 15 a 25 libras, anzóis 1/0 a 2/0. Iscas artificiais tipo meia água ou de superfície, conjunto de Fly nº 3 a nº 5.
Pinirampus pirinampu
Fam: Pimelodidae
Molinetes ou carretilhas de porte médio, linhas de 17 a 25 libras, anzóis 2/0 a 5/0 peixe, coração ou tripa de galinha. A espécie não é muito seletiva quanto à isca, mas é muito briguenta apesar do tamanho.
Goslinea platynema
Fam:Pimelodidae
Molinetes ou carretilhas de médio a grande porte, linhas de 30 a 60 libras, anzóis 5/0 a 8/0, chumbadas grandes para se ter um bom arremesso da praia.
Boulengerella cuvieri-Subbfamília hydrcyaninae
Fam: Characidae
Molinetes ou carretilhas de pequeno porte, linhas de 15 a 17 libras, anzóis 1/0 ou menor, e material de Fly nº 3 a nº 4.
Hodrolicus scomberoides
Fam: Characidae
Molinetes e carretilhas de pequeno e médio porte, linhas de 20 libras a 30 libras, anzóis 1/0 a 2/0.
Colossoma mitrei
Fam: Characidae
Molinetes ou carretilhas de médio a grande porte, linhas 30 a 50 libras, anzóis 6/0 a 8/0, com encastor de aço, chumbadas médias, deve se usar o girador.
Plagiosaion ternetizi
Fam: Sciaenidae
Molinetes ou carretilhas leves, linhas de 15 libras, anzol 1/0, chumbada leve.
Brachyplatystoma flavicans
Fam: Pimelodidae
Molinetes e carretilhas leves com linhas de 15 a 17 libras, material de Fly nº 3 a nº 4.
Beycon melanopterus
Fam: Characidae
Leve, linhas de 15 a 20 libras, anzóis 1/0 Obs: Em alguns rios de água clara pode ser pescada com Fly, nº 3 a nº 5.
Pseudoplatystoma coruscans
Fam: Pimelodidae
Molinetes ou carretilhas de porte médio, linhas 25 a 40 libras, anzóis, 2/0 a 6/0.
Leporinus friderci, Leporinus bimaculatus
Fam: Anostmidade
Leve, varinhas caipiras, linha 15 libras, anzóis pequenos.
Phactocephalus hemiliypterus
Fam: Pimolidae
Pesado. Linhas de 70 a 90 libras, anzóis 8/0 a 10/0.
Brachyplatystoma filamentosum
Fam: Pimelodidae
Arapaiga giga
Fam: Arapamidae
Cichla ocellaris
Fam: Cichlidae
Molinetes e carretilhas de pequeno ou médio porte, linhas de 17 a 20 libras. Material para Fly, nº 4 a nº 6.
A POUSADA CANOEIROS
Situado a 50m do Rio Araguaia, possuem completa estrutura de apoio às expedições pesqueiras e ecológicas da região. Oferecem 34 excelentes apartamentos com ar condicionado, TV em cores , frigobar , armários e telefones.
Sua estrutura de lazer conta com: piscinas adulto e infantil, sauna a vapor, bar, restaurante e churrasqueira. Possui ainda um rancho para cantorias e quadra poli- esportiva iluminada.
Barco Hotel
Barco Hotel Pescador I foi construído em 1999, a partir de arrojado projeto naval que alia o máximo de conforto com total segurança. Reformado no início de 2005 o barco tem capacidade para acomodar 16 pessoas em seis confortáveis camarotes duplos e um quádruplo, todos com ar condicionado e banheiro privativo com banho quente. Um bom restaurante, sala de estar confortável, sala de TV com DVD, som e CD e um deck espaçoso completam a infra-estrutura básica do barco. Para que você não fique totalmente isolado do mundo, o barco é dotado de rádio comunicador e antena celular. O isolamento acústico do barco reduz a zero o barulho dos motores. Filtros de água e tratamento de esgoto permitem uma perfeita higiene dos equipamentos e instalações. Para tornar sua pescaria mais confortável, o Barco Hotel Pescador I é equipado com oito barcos com motor de popa. Os guias especializados que acompanham cuidam de tudo: indicação de iscas certas para cada tipo de peixe e dos melhores pesqueiros; organização do isopor com a bebida de sua preferência; informações sobre o tamanho mínimo permitido e da quantidade que deverá ser embarcada; até da limpeza e acondicionamento de seus peixes. |
---|
Roteiro inesquecível |
---|
O Barco Hotel Pescador I fica ancorado no povoado de Luiz Alves do Araguaia, a 48 km de São Miguel do Araguaia por estrada de chão bem conservada, em frente ao Hotel Pousada Pescador. As pescarias são realizadas nos rios Araguaia, Javaés, Cristalino, das Mortes e infinidade de lagos numa das regiões mais preservadas do mundo. Dependendo da época do ano, quando o rio está cheio, pode-se pescar também no rio Crichás. O esquema de pesca é simples: diariamente, o barco fica ancorado em determinado ponto do rio Araguaia, enquanto os barcos auxiliares – geralmente para dois ou três turistas, mais o piloteiro – deslocam-se para os pesqueiros. Para sua segurança o Barco Hotel está equipado com sonar, além de todos os itens de segurança exigidos por um minucioso projeto naval e pela Capitania dos Portos. Uma praça de máquinas com isolamento acústico abriga 2 motores MWM 6cc-turbo, 2 grupos geradores MWM 3cc de 30 KVA, filtro de água e estação de tratamento de esgoto. | |
---|---|
O PACOTE INCLUI: • Hospedagem • Alimentação completa – café, almoço e jantar; • Barco, motor e piloteiro, por dupla; • Combustível – 20 L de gasolina por barco por dia; • Cerveja – 12 latas por pessoa por dia; • Whisky importado, vodka, rum e campari – 3 L de cada; • Refrigerantes e água mineral; • Tira-gosto a bordo, produzido na cozinha; • Iscas e gelo; NÃO INCLUI: • Transporte ida e volta ao Barco Hotel, Hospedagem e alimentação de motoristas. •Licença de pesca, Material de pesca (vara molinete,linha,anzol e etc). |
---|
Praias e Acampamentos do Rio Araguaia
Quando o nível das águas do rio Araguaia está mais baixo – entre maio e setembro – ao longo de suas margens formam-se praias belíssimas de areias brancas, que são um convite para milhares de pessoas que buscam sol, tranqüilidade e belas paisagens.
No mês de julho, milhares de acampamentos de turistas surgem nas praias, onde é certa uma diversão sadia e descontraída.
• É proibido usar recursos vegetais da região na montagem do acampamento. Recomenda-se utilizar estruturas metálicas, bambu e madeira beneficiada.
• No final da temporada, todo o material do acampamento deve ser retirado, deixando a praia limpa.
• O lixo deve ser separado: o orgânico deve ser enterrado no barrando, longe da margem do rio; e o lixo reciclável – plásticos, papéis, latas, vidros etc. – deve ser levado de volta ou depositado em locais próprios.
• Os sanitários devem ser construídos com material degradável no escoramento da fossa – balaios, caixotes, trançados de palha, tábuas, bambus etc. É proibido o uso de tambores.
• Nas praias e margens do rio é proibido o uso de cimentados.
• Para reduzir a poluição sonora, é preciso instalar abafadores nos motores geradores.
• É proibido o uso de material predatório na pesca – rede, tarrafa, espinhel, bóia etc. Utilize somente linha de mão, caniço, molinete ou carretilha.
Fauna e flora do Rio Araguaia
A fauna do rio Araguaia é riquíssima. A diversidade das espécies de peixes é surpreendente: existem peixes imensos como a piraíba, pirarara, pintado, boto e pirarucu; peixes menores como tucunaré, apapá ou dourada, curvina e matrinchãs; e uma infinidade de outros peixes que são utilizados como isca como a branquinha, sardinha, entre outros.
Os animais silvestres – tartarugas, jacarés, capivaras, suçuaranas, macacos, emas, veados, lobos - além de magníficas aves – jaburus, garças, martins pescadores, gaviões – são um espetáculo à parte.
A flora é formada por três biomas distintos: nas regiões mais elevadas e afastadas do rio, predomina a vegetação do cerrado, com formações de pastagens, vegetação arbustiva e árvores baixas com galhos retorcidos; as regiões baixas e úmidas, próximas ao rio, são formadas pela floresta tropical, com árvores altas e vegetais densos e fechados; ao longo das margens e afluentes do Araguaia, observa-se um dos maiores pantanais do Brasil, caracterizado por formação de plantas aquáticas.
O Volume e extensão de Água do Rio Araguaia
parece um oceano de águas barrentas. A palavra Araguaia é originada
da língua indígena Macro-Jê e significa “Arara de Cauda Longa”:
“ara = arara” e “guaia = cauda longa”.
O Vale do Araguaia – onde se situa o rio – apresenta um clima tropical úmido, variando de três a seis meses de seca e com temperaturas médias de 21 a 26ºC. Nos anos de grande cheia, o rio Araguaia invade o Cerrado e a Floresta Amazônica, estendendo sua largura até 60 km, abastecendo em suas duas margens, milhares de lagos, verdadeiros viveiros naturais das mais diversas espécies de peixes.
O rio Araguaia não ficou imune à sanha de aventureiros. Nas últimas décadas sofreu um acelerado processo de deterioração ambiental, notado pela redução da fauna e flora local, pela deposição de lixo nas praias e cidades, pelo acentuado processo de erosão, que provocaram o assoreamento de vários trechos do rio.
Felizmente, essa depredação está sendo contida. Programas de preservação ambiental desenvolvidos pela Agência Ambiental de Goiás, em parceria com órgãos do Governo Federal e iniciativa privada, têm alcançado resultados positivos.
Hoje, podemos afirmar que no rio Araguaia existem mais peixes do que há dez anos atrás.
Navegação no Rio Araguaia
Atrações do Parque Nacional do Araguaia
No Parque é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, acompanhados por funcionários, com o intuito de observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, vários grupos de animais vistos facilmente em abundância e espécies raras da flora. Nas proximidades do parque Indígena do Araguaia há excelente ponto de observação astronômica: pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.Em São Miguel do Araguaia é possível alugar um barco para conhecer de perto a rica fauna e o ambiente deslumbrante em toda a extensão do parque. O parque é um excelente local para observação da rica fauna brasileira. Oportunidades de visualização de mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal, a ariranha e os botos que fazem um rebuliço nas águas do Araguaia, aves como a ema e a arara azul e ouvir o folclórico canto do uirapuru, só entre as aves são mais de 660 espécies. Entre os répteis é possível ver a tartaruga-da-amazônia, sucuris, jibóias e o jacaré-açu.Visita as Tribos Indígenas - Devem ser autorizadas com antecedência pela Funai, em Gurupi ou em São Félix do Araguaia . Os índios Carajás, da aldeia Santa Isabel apresentam danças típicas aos turistas. As Praias do Araguaia - Areia e sol. Falta só a água para formar uma praia. O Parque Nacional do Araguaia tem tudo isso, mas há uma diferença: a água não é salgada. As praias formadas pelos rios que cortam o parque, em Tocantins, são de água doce, mas não ficam devendo em nada para o litoral brasileiro. Na verdade, trazem algumas vantagens e desvantagens. Fica a critério do turista decidir se vale a pena conhecê-las, apesar da dificuldade de acesso. As vantagens são a limpeza e o visual. Se em uma praia do litoral brasileiro você encontra muitas pessoas, muito lixo - às vezes espalhado e sem tratamento - e um horizonte belo e interminável,nas praias do Araguaia é possível mergulhar na água doce,pegar uma cor na areia e observar a vegetação tipicamente amazônica, de um lado, e os contornos do cerrado, de outro. Por obra da natureza, o parque fica numa área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado do Centro-Oeste, o que proporciona visuais interessantes. Essa diferença morfológica foi um dos fatores que fez com que o Estado, ao ser criado - na Constituição de 1988 -, fosse integrado à região Norte do país, apesar de ter se separado de Goiás. No entanto, falta estrutura de turismo ao parque, o que há de sobra na costa brasileira.
Entre os esportes que mais se adequam a este ambiente está a cnoagem, percorrer os meandros do Araguaia e do Javaés de canoa pode ser uma ótima oportunidade de ver um espetáculo a parte: o pôr-do-sol do Araguaia.
Para os amantes da pesca, a melhor época é entre setembro e abril quando os rios estão mais cheios por causa das chuvas . Entre outubro e fevereiro a pesca é proibida devido ao período de reprodução dos peixes, conhecido como Piracema. A licença de pesca é obrigatória em toda região do Rio Araguaia, mas é proibida no parque nacional.
Entre os peixes o pirarucu, o pirará, o tucunaré, o pintado e as piranhas.
O momento de descontração da pescaria no Médio Rio Araguaia merece também uma visita à maior ilha de água doce do mundo, a Ilha do Bananal. São várias as opções para se conhecer um ambiente quase único, que mistura o gigantismo da Floresta Amazônica com as belezas áridas do Cerrado.
Dica - Tenha sempre um bom repelente, pois toda a região é rica em mosquitos, inclusive o irritante mosquito-pólvora.