O organizador destacou que o principal objetivo do Rally Berohokã é chamar a atenção para as questões de preservação ambiental da região do Araguaia, além de divulgar o turismo e mostrar a cultura do povo ribeirinho.
“O rally foi criado para fazer essa divulgação, tanto que o nome Berohokã foi escolhido porque representa a região. Na língua dos índios Karajá, Berohokã quer dizer o Grande Rio, em referência ao Rio Araguaia”, frisou Jacarandá.
Mais do que a competição, os organizadores do Rally Berohokã desenvolvem ações sociais para contribuir com o desenvolvimento da região. Nas edições anteriores, o programa Rally do Conhecimento trabalhou a conscientização ambiental às margens do Rio Araguaia. Neste ano estão previstas novas ações, que atuarão juntas com a prova, como o selo Berohokã Pró Social e o Rally Verde.
INSCRIÇÕES – Além de premiar os competidores nas categorias Graduados, Turismo e Expedition, o Rally Berohokã vai premiar as mulheres que disputarem a prova. A organização criou a categoria Pink, exclusiva para duplas formadas por mulheres.
“É uma maneira especial de incentivar as mulheres dando uma premiação à parte, já que elas também vão concorrer com os homens em qualquer uma das três categorias sem ter moleza, e nem é isso que elas querem”, frisou Jacarandá.