quarta-feira, 11 de abril de 2018

Cheia no Rio Araguaia prejudica ninhos de tartarugas

A época de cheia no Rio Araguaia, no Estado de Goiás, está prejudicando - e muito - os ninhos de tartaruga. Milhares de filhotes já morreram.
A Praia da Onça é uma das principais áreas de reprodução da tartaruga da Amazônia. A equipe do Ibama, que normalmente monitora a eclosão dos ovos, desta vez teve trabalho dobrado. Como chove bastante na região e a areia está úmida, isso dificulta a saída dos filhotes de dentro dos ninhos. É aí que entra o trabalho de resgate dessa equipe.
Eles abrem as covas para salvar os filhotes que ainda estão vivos, mas 80% são encontrados mortos. "Muito triste pela situação. Eles querem sair, mas não conseguem. Acho que 10% a 15% conseguiram sair", comenta Paulo José Saldanha, funcionário do Ibama.
A estimativa do Ibama é de que só na Praia da Onça, mais de 200 mil filhotes morreram afogados. Outras áreas de reprodução estão totalmente alagadas. Ainda não dá para calcular o dano ambiental.
Segundo os pesquisadores, atrasou em um mês a desova das tartarugas e o nascimento dos filhotes aconteceu justamente com a cheia do rio. "A dúvida agora é se é um fenómeno natural ou não. Esses anos têm tido uma estiagem mais prolongada em Goiás e a gente vai analisar isso em laboratório. Se está afetando ou não a época de desova das tartarugas neste local", explica José Augusto Oliveria Mota, analista ambiental do Ibama.
Esta semana os técnicos do Ibama vão continuar na região monitorando os ninhos, tentando evitar a morte de mais tartarugas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário