quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Atrações do Parque Nacional do Araguaia

No Parque é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, acompanhados por funcionários, com o intuito de observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, vários grupos de animais vistos facilmente em abundância e espécies raras da flora. Nas proximidades do parque Indígena do Araguaia há excelente ponto de observação astronômica: pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.Em São Miguel do Araguaia é possível alugar um barco para conhecer de perto a rica fauna e o ambiente deslumbrante em toda a extensão do parque. O parque é um excelente local para observação da rica fauna brasileira. Oportunidades de visualização de mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal, a ariranha e os botos que fazem um rebuliço nas águas do Araguaia, aves como a ema e a arara azul e ouvir o folclórico canto do uirapuru, só entre as aves são mais de 660 espécies. Entre os répteis é possível ver a tartaruga-da-amazônia, sucuris, jibóias e o jacaré-açu.Visita as Tribos Indígenas - Devem ser autorizadas com antecedência pela Funai, em Gurupi ou em São Félix do Araguaia . Os índios Carajás, da aldeia Santa Isabel apresentam danças típicas aos turistas. As Praias do Araguaia - Areia e sol. Falta só a água para formar uma praia. O Parque Nacional do Araguaia tem tudo isso, mas há uma diferença: a água não é salgada. As praias formadas pelos rios que cortam o parque, em Tocantins, são de água doce, mas não ficam devendo em nada para o litoral brasileiro. Na verdade, trazem algumas vantagens e desvantagens. Fica a critério do turista decidir se vale a pena conhecê-las, apesar da dificuldade de acesso. As vantagens são a limpeza e o visual. Se em uma praia do litoral brasileiro você encontra muitas pessoas, muito lixo - às vezes espalhado e sem tratamento - e um horizonte belo e interminável,nas praias do Araguaia é possível mergulhar na água doce,pegar uma cor na areia e observar a vegetação tipicamente amazônica, de um lado, e os contornos do cerrado, de outro. Por obra da natureza, o parque fica numa área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado do Centro-Oeste, o que proporciona visuais interessantes. Essa diferença morfológica foi um dos fatores que fez com que o Estado, ao ser criado - na Constituição de 1988 -, fosse integrado à região Norte do país, apesar de ter se separado de Goiás. No entanto, falta estrutura de turismo ao parque, o que há de sobra na costa brasileira.

Entre os esportes que mais se adequam a este ambiente está a cnoagem, percorrer os meandros do Araguaia e do Javaés de canoa pode ser uma ótima oportunidade de ver um espetáculo a parte: o pôr-do-sol do Araguaia.

Para os amantes da pesca, a melhor época é entre setembro e abril quando os rios estão mais cheios por causa das chuvas . Entre outubro e fevereiro a pesca é proibida devido ao período de reprodução dos peixes, conhecido como Piracema. A licença de pesca é obrigatória em toda região do Rio Araguaia, mas é proibida no parque nacional.
Entre os peixes o pirarucu, o pirará, o tucunaré, o pintado e as piranhas.

O momento de descontração da pescaria no Médio Rio Araguaia merece também uma visita à maior ilha de água doce do mundo, a Ilha do Bananal. São várias as opções para se conhecer um ambiente quase único, que mistura o gigantismo da Floresta Amazônica com as belezas áridas do Cerrado.

Dica - Tenha sempre um bom repelente, pois toda a região é rica em mosquitos, inclusive o irritante mosquito-pólvora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário