quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Volume e extensão de Água do Rio Araguaia

Pelo volume das águas e pela grande extensão o rio Araguaia mais
parece um oceano de águas barrentas. A palavra Araguaia é originada
da língua indígena Macro-Jê e significa “Arara de Cauda Longa”:
“ara = arara” e “guaia = cauda longa”.

O Vale do Araguaia – onde se situa o rio – apresenta um clima tropical úmido, variando de três a seis meses de seca e com temperaturas médias de 21 a 26ºC. Nos anos de grande cheia, o rio Araguaia invade o Cerrado e a Floresta Amazônica, estendendo sua largura até 60 km, abastecendo em suas duas margens, milhares de lagos, verdadeiros viveiros naturais das mais diversas espécies de peixes.
O rio Araguaia não ficou imune à sanha de aventureiros. Nas últimas décadas sofreu um acelerado processo de deterioração ambiental, notado pela redução da fauna e flora local, pela deposição de lixo nas praias e cidades, pelo acentuado processo de erosão, que provocaram o assoreamento de vários trechos do rio.

Felizmente, essa depredação está sendo contida. Programas de preservação ambiental desenvolvidos pela Agência Ambiental de Goiás, em parceria com órgãos do Governo Federal e iniciativa privada, têm alcançado resultados positivos.

Hoje, podemos afirmar que no rio Araguaia existem mais peixes do que há dez anos atrás.



Um comentário:

  1. oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir