quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fauna e flora do Rio Araguaia

A fauna do rio Araguaia é riquíssima. A diversidade das espécies de peixes é surpreendente: existem peixes imensos como a piraíba, pirarara, pintado, boto e pirarucu; peixes menores como tucunaré, apapá ou dourada, curvina e matrinchãs; e uma infinidade de outros peixes que são utilizados como isca como a branquinha, sardinha, entre outros.
Os animais silvestres – tartarugas, jacarés, capivaras, suçuaranas, macacos, emas, veados, lobos - além de magníficas aves – jaburus, garças, martins pescadores, gaviões – são um espetáculo à parte.

A flora é formada por três biomas distintos: nas regiões mais elevadas e afastadas do rio, predomina a vegetação do cerrado, com formações de pastagens, vegetação arbustiva e árvores baixas com galhos retorcidos; as regiões baixas e úmidas, próximas ao rio, são formadas pela floresta tropical, com árvores altas e vegetais densos e fechados; ao longo das margens e afluentes do Araguaia, observa-se um dos maiores pantanais do Brasil, caracterizado por formação de plantas aquáticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário